Fluxo de Caixa: a importância de acompanhar as contas a pagar

Controle evita multas por atraso e desequilíbrio no caixa do negócio

É impossível ter um negócio financeiramente saudável sem uma boa gestão financeira. E esse processo passa, necessariamente, pelo controle do fluxo de caixa – uma ferramenta de negócio que projeta, em detalhes, todos os valores que entram e saem da empresa, traçando um paralelo com as contas bancárias e dinheiro disponível em caixa. Em outras palavras, ele indica qual será o saldo em caixa no final do período pré-estabelecido pelo próprio gestor.

Só com esse acompanhamento completo e bem planejado é possível prever movimentações futuras e se preparar – seja para novos investimentos no hotel, para o período de baixa temporada turística ou para imprevistos e gastos que não estavam programados. É por isso que o empreendedor do ramo hoteleiro que domina o fluxo de caixa do seu estabelecimento sai na frente da concorrência.

Comece a utilizar a ferramenta de acompanhamento do contas a pagar do FastHotel e encare-as como um compromisso. Pagamentos devidos não são pagos de imediato, pelo contrário, são programados conforme o parcelamento informado no pedido de compras, seja ele de compra de insumos, de serviços, do pagamento do salário dos funcionários, das contas fixas, entre outros. Saiba mais sobre o módulo de compras aqui.

São tantos gastos dentro da gestão hoteleira que o acompanhamento dos valores, datas de vencimento e status torna-se fundamental. E, quando não há um controle, os riscos de desequilibrar o caixa são grandes – seja porque não há valor disponível no dia do desembolso ou por conta dos altos juros e multas por atraso de pagamento.

Para facilitar todo esse processo, esqueça também o caderninho e as planilhas de excel. Já existem diversos softwares de hotelaria, como o FastHotel, que oferecem muito mais controle e segurança para a gestão financeira de hotéis e pousadas. Afinal, qualquer número a mais ou a menos pode causar estragos no planejamento. A plataforma permite uma visão completa das receitas e despesas e um acompanhamento detalhado das contas a pagar – além de conciliar movimentações bancárias e oferecer funcionalidades de gestão do caixa.

Outra dica importante para quem quer manter um fluxo de caixa ordenado é nunca misturar os gastos da empresa com gastos pessoais. O erro, embora comum, principalmente em estabelecimentos menores, é o primeiro passo para perder o controle e, consequentemente, a lucratividade.

Por fim, tenha em mente que o contas a pagar é um processo dinâmico e devem ser mantidos em dia, o tempo todo. Portanto, nunca deixe de alimentar os controles financeiros sob pena de esquecer algum registro importante que representará uma quebra no fim do mês. Mantenha os dados sempre atualizados e garanta um negócio saudável.

Com as informações de contas a pagar em mãos, somado ao valor de contas a receber (leia mais sobre esse tema aqui), é possível ter uma visão macro das finanças, analisar com mais clareza o fluxo de caixa e corrigir o planejamento financeiro. Informações que ajudam na tomada de decisão tanto no período de dificuldade, quanto na bonança.

Tenha o Sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado!

Design Incrível

Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!

1

Sempre com você

Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

Painéis responsivos

Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

Economize tempo

Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Artigos Sugeridos

Deseja programar a transferência entre quartos de forma fácil e rápida?