Qual a importância da manutenção hoteleira?

Cuidar do espaços e equipamentos de maneira preventiva, mantendo a organização e controle, garante satisfação e lucro.

Elétrica, hidráulica, piscinas e caixas d’água, mobiliário, equipamentos, jardinagem… a lista de itens que exigem manutenção dentro de um hotel é infindável. E a tarefa é mesmo árdua: exige um acompanhamento próximo, um fluxo de trabalho bem definido e planejamento. O objetivo é manter os espaços em ordem, para que passem uma boa impressão aos hóspedes e garantam a disponibilidade das acomodações – que, em caso de manutenções não programadas, podem impossibilitar a venda de quartos.

O ideal é manter em dia as manutenções preventivas para evitar surpresas desagradáveis e críticas vindas dos clientes. Afinal, uma imagem comprometida prejudica as indicações, as vendas e o faturamento. Por isso, o maior foco deve ser mesmo nos quartos. Ninguém quer encontrar um chuveiro queimado, um ar condicionado que não resfria ou um frigobar que faz um barulho insuportável. Mas como colocar um plano eficiente de manutenção hoteleira em prática?

Conheça a sua estrutura com a palma das mãos

Para manter um plano eficiente de manutenções preventivas, é imprescindível conhecer a fundo cada canto, equipamento e estrutura do hotel. Somente com a visão do todo é possível montar um plano eficaz que defina as prioridades levando em consideração os riscos para o negócio, a segurança das pessoas e a produtividade da equipe. O resultado é redução de custo na certa!

Comece mapeando as características técnicas dos equipamentos, o período da garantia, a periodicidade das manutenções e planeje as futuras. Com isso, conseguirá criar uma rotina de inspeções de forma que as manutenções preventivas respondam por 80% das atividades de manutenção do estabelecimento. Este é um índice de segurança que garantirá o êxito do planejamento.

Tenha e treine uma equipe

Outro passo para garantir o pleno funcionamento das estruturas e equipamentos dos quartos é manter uma equipe treinada e pronta para detectar possíveis avarias. Durante o check-out, camareiras podem ser instruídas a testar tomadas, a potência e temperatura do chuveiro, o funcionamento das torneiras e do ar condicionado, entre outros.

Não foi possível e o hóspede percebeu o problema primeiro? É fundamental ter uma equipe de manutenção para pequenos reparos sempre à postos e treinada para bem atender. O profissional precisa mostrar total interesse e conhecimento sobre o reparo e planejar a manutenção corretiva de forma que interfira o mínimo possível na rotina do hóspede. Para avarias mais complexas, tenha um suporte de empresas terceirizadas, de forma a garantir que todo reparo tenha solução de maneira rápida.

Tenha um software de gestão

Para evitar reparos surpresa e custos desnecessários, o segredo é um só: controle. E a melhor forma de manter um planejamento sem comprometer em excesso a rotina administrativa é contar com o apoio de um software. O FastHotel permite ao gestor organizar as manutenções preventivas e corretivas, com registros importantes como quarto, data prevista (já bloqueando a venda), motivo e responsável. Sem a necessidade de tabelas de excel, papelada e arquivamento físico. Sobra mais tempo para dedicação ao negócio, sem comprometer a qualidade das estruturas e a satisfação dos hóspedes.

A manutenção é mais uma das funções estratégicas da hotelaria. Afinal, ela interfere no perfeito andamento da operação e evitará insatisfação dos hóspedes gerada por problemas de funcionamento dos equipamentos e serviços oferecidos pelo Hotel ou Pousada.

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Dados da Publicação

Criação: 25 de janeiro de 2019 | Última atualização: 17 de julho de 2022
Planejamento e Controle são as chaves quando se fala em manutenção Hoteleira!