11 dicas para se destacar de seus concorrentes e atrair mais hóspedes

Para se destacar de seus concorrentes, é importante que você conheça as etapas do processo de compra, ou seja, como os consumidores modernos compram: i. busca e comparação; ii. compra e avaliação e iii. retorno. O grande desafio do marketing hoteleiro hoje em dia é conseguir obter resultados nessas 3 etapas.
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  1. Tenha um site vendedor
  2. Uma das formas de seus potenciais clientes te encontrarem é através dos sites de busca da internet. Por isso, é importante ter um site vendedor com um design moderno, navegação agradável e intuitiva, responsivo (que se adapte a qualquer tamanho de tela) e que apresente bons conteúdos relacionados ao seu Hotel ou Pousada e também ao destino. É essencial também que seu site tenha um motor de reservas online que possibilite ao seu cliente efetuar a compra de sua hospedagem pela internet. Não dependa somente das OTA’s e das vendas de balcão ou telefone, tenha seu canal próprio de vendas.

  3. Fale sobre sua cidade e região com honestidade
  4. Lembre-se que seus concorrentes não são apenas os estabelecimentos próximos a você. Quando alguém decide viajar, muitas vezes não decidiu o destino ainda. Quanto melhores as informações sobre a sua região, com fotos interessantes e textos explicativos sobre o que fazer em cada uma das estações, maior será a atratividade da mesma. Além disso, quanto mais você fala da sua região, maior autoridade sobre esse assunto você conquista. Você também tem que atrair os clientes potenciais para sua região e ser reconhecido como uma boa fonte de informações sobre ela. E os conte e também para seu hotel ou pousada. Mas nunca faça propaganda enganosa: você terá hóspedes frustrados que podem prejudicar sua imagem.

  5. Ofereça uma boa experiência de compra
  6. Primeiro, o mais óbvio e muitas vezes esquecido, é ter muita clareza na apresentação de seu(s) produtos(s) para seu potencial cliente. E essa dica vale para todos os pontos de contato entre seu negócio e seu potencial cliente: site, email, telefone, balcão, página do facebook, páginas das OTAs e TripAdvisor. Outra questão relevante é atender ao todos os tipos de clientes. Tenha um motor de reservas para vender aos que preferem as compras via internet. Para os clientes que preferem comunicação por email, tenha um formulário para ser preenchido em seu site e respondido com uma ótima cotação via email. Veja mais detalhes sobre como oferecer uma experiência de compra encantadora.

  7. Faça SEO do seu site
  8. Para que seu Hotel ou Pousada seja facilmente encontrado nos sites de busca e se destaque de seus concorrentes é importante investir em SEO. SEO (ou Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas de otimização de estrutura e conteúdo dentre outros procedimentos, que fazem com que os buscadores compreendam melhor o seu site. Isso gera maior tráfego orgânico (espontâneo) e alcança clientes com interesse mais específico, aumentando a possibilidade de conversão em vendas diretas. O SEO aumenta a visibilidade de seu Hotel ou Pousada e sua reputação à medida que as pessoas se interessam mais pelo seu site e aumentam seu tráfego.

  9. Faça anúncios no Adwords
  10. Google Adwords é o sistema de links patrocinados do Google. Nele é possível exibir anúncios de seu Hotel ou Pousada no mecanismo de busca (rede de pesquisa) e nos sites parceiros (rede display). Os anúncios podem ser direcionados por meio de palavras-chaves e são cobrados por clique de usuário. Além disso, seus anúncios do Adwords podem se beneficiar do SEO bem feito em seu site, gerando menores custos por clique e otimizando o uso de sua verba de marketing. Uma boa gestão de seus anúncios no Adwords faz com que você apareça para um público qualificado e se destaque em relação aos seus concorrentes.

  11. Tenha páginas vendedoras nas OTA’s e no TripAdvisor
  12. Você não precisa estar em todas, mas ao decidir ter uma página numa OTA, ela precisa ter com qualidade. Encare sua página nas OTA’s como se fossem seu próprio site. Tenha fotos de qualidade que mostram as áreas comuns de diferentes ângulos. Além disso, as fotos devem ajudar o consumidor a conhecer os quartos, entender as diferenças entre cada um deles e se identificar com os detalhes da decoração. Coloque fotos dos banheiros. Sobre os textos, não pode haver erros, nem espaço para dúvidas. Eles devem ser escritos de forma precisa, clara e sucinta. Tudo deve estar, obviamente, muito alinhado à identidade do seu site.

  13. Tenha uma boa página no Facebook
  14. Hoje em dia, a maioria das pessoas possui um perfil nas redes sociais, e esse é um canal muito importante onde seu negócio deve estar presente. Uma das redes sociais mais usadas é o Facebook e seu Hotel ou Pousada deve ter uma página nessa rede. Sua página deve apresentar conteúdo relevante, falar sobre suas promoções, feriados, eventos e outros momentos que atraiam o interesse de seu potencial cliente e provoquem engajamento (curtidas na página e nas postagens, compartilhamentos, comentários, etc). Uma página no Facebook é um canal que possibilita também a interação rápida com seus clientes que devem ter suas dúvidas e reclamações respondidas com brevidade e clareza. Além dos meios de interação com os clientes, o Facebook também oferece publicidade paga através do Facebook Ads, o que pode aumentar a visibilidade de seu Hotel ou Pousada e consequente conversão em vendas.

  15. Auxilie seu hóspede a ter ótimas experiências durante a estadia
  16. O que um turista procura? Certamente, um turista procura vivenciar uma ótima experiência durante sua estadia. Tanto os turistas de negócios, como os de lazer, colocam limpeza, bom atendimento, cumprimento das promessas realizadas no momento da compra como itens fundamentais para uma estadia prazerosa. É claro que os turistas de lazer possuem expectativas mais amplas. E como você pode ajudá-los? São inúmeras as formas, basta um pouco de criatividade. Lembre-se que quanto mais você participar da ótima experiência que ele busca, maior a probabilidade de você ser citado por ele em posts, comentários e testemunhos positivos. Uma publicidade espontânea é um dos mais valiosos ativos de marketing que você pode ter.

  17. Responda aos comentários e reclamações de seus hóspedes no Facebook, OTA’s e TripAdvisor com sinceridade
  18. Esforce-se ao máximo para evitar problemas com comentários e reclamações que podem ser lidos por muitos potenciais clientes (ou, provavelmente, ex-potenciais clientes). A publicidade negativa tem uma grande importância nos critérios de escolha dos turistas. Salvo exceções, cada hóspede que fez um comentário negativo está te ajudando a entender as fraquezas de seu negócio. Ele merece receber um agradecimento e uma satisfação. Mas seja sincero. Não basta responder: “Sr. Obrigado pelo comentário. Vamos estar verificando o ponto levantado……….”. Os consumidores atuais são esclarecidos e não aceitam mais respostas vagas. Se você vai tratar o ponto, diga que fará ações num certo prazo. Se você não vai tratar o ponto, explique porque este ponto não é sua prioridade agora ou porque não deveria ser expectativa de seu cliente.

  19. Solucione as reclamações de seus clientes
  20. Não perca a oportunidade de solucionar as reclamações campeãs de audiência. Se a reclamação do seu hóspede procede, é recorrente e está alinhada ao serviço que você decidiu prestar, não pense duas vezes: arregace as mangas e elimine mais uma vulnerabilidade de seu negócio. O retorno é garantido já que a redução das reclamações e melhoria das notas nos principais sites de comparação aumentará as chances de seu hotel ser o escolhido. Além disso, você terá a oportunidade de transformar a publicidade negativa em positiva.

  21. Conheça seu cliente e converse regularmente com ele
  22. Relacionamento com o cliente é uma obrigação. Existem várias formas de fazer isso. Pelo whatsapp é possível conversar individualmente com seus clientes. MAs, dependendo o tamanho da sua base de dados, é bem mais produtivo usar as redes sociais e o email marketing.

    • Usando as redes sociais: seus posts e stories são apresentados prioritariamente para quem já te segue. Essa pessoas possuem interesse, mas não são necessariamente clientes. Imaginem um post a cada 2 meses dizendo algo mais ou menos assim: “Promoção especial para quem já se hospedou conosco: ficando 2 noites, quem já é cliente tem 10% de desconto (ou ganha o café, uma champagne, uma trufa, um passeio pela cidade)”. Ou então: “Se você já é nosso cliente, Fique 4 noites e pague apenas 3”. Ou ainda: “Hoje abrimos as vendas para o tá concorrido período de Réveillon. Esta semana, apenas quem já é cliente pode fazer reserva.”. Ao mesmo tempo que pode gerar uma recorrência, pode fazer com que eventuais interessados também queiram estar nesse grupo VIP que são seus clientes.
    • Usando newsletters: sim, é do E-mail Marketing que estamos falando. Ainda é a forma mais fácil de estabelecer uma comunicação constante com muitos clientes de uma única vez. Para se obter bons resultados com o email marketing, não basta simplesmente de enviar milhares de emails semanalmente. Aliás, essa tática gerará o efeito contrário. Vamos por partes. Primeiro, vamos lembrar que o email marketing funciona muito bem com quem já te conhece e já trocou emails com você. Nesses casos, a entregabilidade é alta. Além disso, é preciso gerar valor para sua audiência, ou seja: definir a periodicidade dos envios, os temas que serão abordados, construir emails atrativos e, o mais importante, oferecer algo diferenciado. Respeite a regra do valor agregado para não perder audiência e seus resultados crescerão muito.

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Dados da Publicação

Criação: 6 de março de 2017 | Última atualização: 17 de julho de 2022
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