Aprenda a cuidar do enxoval do seu Hotel

Conforto. Essa é uma das primeiras palavras que vêm à cabeça de potenciais hóspedes quando surge a necessidade de reservar um hotel ou pousada – seja para a viagem de férias ou destinos a trabalho. A imagem de uma cama bem-feita, com enxoval de qualidade e cheia de travesseiros macios povoa o imaginário das pessoas quando o assunto é hotelaria. Mas lençóis, toalhas, travesseiros e colchas são itens que oneram qualquer orçamento no setor.
Por isso mesmo, é importante aprender a fazer boas escolhas e gerir as peças de maneira adequada, aumentando a vida útil do material e causando boas impressões nos hóspedes. As principais dicas envolvem a área de governança, imprescindível na manutenção e controle do enxoval de um hotel. Se a compra das peças for mal planejada e a lavagem dos itens executada de maneia inadequada, certamente também terá gastos desnecessários e além do esperado. Dessa forma, elaborar um bom modus operandi e gastar um tempo com o treinamento das equipes é fundamental – o primeiro passo para não falhar na missão de ter o melhor enxoval com bom custo X benefício e uma vida útil interessante para o seu negócio. As dicas a gente dá logo abaixo. Reúna seu time e mãos à obra!

Como escolher o melhor enxoval para o seu hotel?

Não se esqueça que, além do custo x benefício, é preciso pesar a mão na qualidade – não só por conta do bem-estar do hóspede, mas também por causa da durabilidade. O material escolhido precisa ser resistente para passar repetidamente pelos inúmeros processos de lavagem e higienização sem serem danificados ou ganharem aspecto de velhos muito rápido.
Com isso, a escolha do tecido é um desafio. Com tantos itens a serem avaliados, a melhor escolha para as roupas de cama geralmente gira em torno das peças 100% algodão, de percal, com o mínimo de 150 fios. Elas são suaves e têm ótima densidade, trazendo conforto e resistência.
Caso busque materiais que secam mais rápido e amarrotam menos, uma boa opção são aqueles que mesclam poliéster com algodão. Mas fique atento à porcentagem na composição. O excesso de poliéster compromete a maciez.
No quesito toalhas, atente-se para a gramatura e busque aquela que seja na medida. Nem tão grossa, pois demoram a secar, nem tão finas, pois não terão a maciez e a absorção esperadas pelo cliente. Neste caso, a composição mista entre o algodão e o poliéster é a ideal, porque facilita a secagem.
A escolha maioritária por enxovais brancos nos hotéis também tem um motivo: além de comporem bem o ambiente e remeterem à limpeza, é uma cor que não desbota. Com isso, alinhado à qualidade, poderá utilizar as peças por mais tempo e economizar.
Se o orçamento permitir, invista também em protetores impermeáveis para colchões e travesseiros. É uma forma de aumentar a durabilidade das peças mais caras e garantir que não serão danificadas por algum acidente causado pelos hóspedes.

Como lavar e armazenar o enxoval para aumentar a durabilidade?

A lavagem do enxoval demanda o mesmo cuidado com a escolha. Se o hotel tem uma lavanderia própria, ela precisa oferecer condições para que as equipes realizem o trabalho de limpeza e higienização de forma correta, sem causar danos às peças e garantindo a melhor vida útil dos itens.
A primeira dica é avaliar com cuidado o tipo de produto químico utilizado. Busque por aqueles que não danifiquem o material escolhido para as peças, que tenham um perfume neutro e uma rentabilidade economicamente favorável.
Se a lavagem é terceirizada, conheça bem o prestador de serviço e certifique-se que o tipo de lavagem industrial utilizada não contribui para o encolhimento e desbotamento das peças. Hoje já existem empresas que oferecem tecnologias que garantem a longevidade do enxoval.
Ter um bom número de peças de reposição também é de grande valia. Pode parecer oneroso de imediato, mas permite que que o enxoval “descanse” após a lavagem. Em materiais como o algodão, essa prática é fundamental para contribuir com a regeneração dos fios.
Além disso, fique atento ao armazenamento. As peças precisam ser guardadas em local seco e arejado para que não tenham resquício de mofo e longe de produtos químicos que possam deixar um odor desagradável no enxoval.
Em todas essas etapas é fundamental que camareiras, lavadeiras e lavanderias terceirizadas conheçam bem todas as etapas, garantindo que todos da equipe atuem seguindo um fluxo padronizado nos cuidados e manuseio do enxoval.

Como fazer o controle do enxoval de hotel?

Como você pode ver, de uma maneira geral, o segredo está em gerir bem os itens do enxoval do seu hotel. Por isso, além de todos esses cuidados, não deixe de realizar um inventário das peças regularmente.
O controle próximo do estoque é importante para administrar as perdas e extravios. Além disso, ajuda a monitorar a vida útil do material adquirido e garantir que peças desgastadas ou danificadas sejam retiradas de circulação – evitando que causem má impressão nos hóspedes.
Hoje em dia, parte importante desse trabalho pode ser feito com uso da tecnologia avançada do Sistema de Gestão Hoteleira FastHotel , que viabiliza todo o controle dos enxovais de forma fácil, rápida e segura.

Conclusão

Cuidar bem do enxoval do seu hotel eleva o padrão de serviços que você oferece. Ao se preocupar com o bem-estar e conforto do cliente, você mostra o quanto se importa e fideliza ainda mais o hóspede. Siga as dicas acima e faça a diferença!

Solicite uma demonstração do FastHotel e simplifique a gestão de seu Hotel ou Pousada.

Tenha o melhor Sistema de Gestão da atualidade!

Design Incrível

Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!
1

Sempre com você

Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

Painéis responsivos

Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

Economize tempo

Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Artigos Sugeridos

Deseja mais informações?