celular/whats: (11) 93346-5691

Lavanderia própria ou terceirizada?

Na hora de decidir entre ter uma lavanderia própria ou terceirizar o serviço, economia, qualidade, ganho de espaço e de tempo são alguns dos fatores colocados na balança por proprietários de hotel. O que pode ser vantajoso para um negócio, nem sempre será para o outro. Por isso, é fundamental avaliar a possibilidade com calma antes de tomar uma decisão e ter sempre em mente o planejamento e o plano estratégia do empreendimento.

Por mais complicado que possa parecer, escolher entre terceirizar ou não a lavanderia do hotel não é tão difícil. A lavanderia não é o core business de um hotel. Mas um serviço mal feito, ou mal prestado, pode gerar insatisfação do cliente e manchar a boa reputação do seu negócio. Então, fique atento a alguns detalhes.

CORONA VÍRUS: Optar por uma Lavanderia Terceirizada, mesmo que temporariamente, pode ser uma boa estratégia de alinhamento de custos à situação do mercado. Como não é possível prever como será a recuperação do setor (gradual, abrupta dada a demanda reprimida, com efeito sanfona), convém preparar-se desde já para todas essas possibilidades e ter um custo variável com a demanda neste caso.

COVID19: Dicas FastHotel para Hoteleiros e Pousadeiros lidarem com a Crise
CLIQUE AQUI

Calcule os custos

Ter uma estrutura de lavanderia própria não é algo barato. Além do maquinário, é necessário investir em mão de obra especializada e considerar os custos de bons insumos, água e energia. Mais que isso, é preciso gerenciar toda a atividade internamente e isso também tem um custo. Terceirizar pode ser uma boa ideia quando há uma quantidade razoável de bons fornecedores de lavanderia na região. Isso porque a livre concorrência favorece a negociação de preço – que pode se tornar menor do que manter estrutura própria. Coloque tudo na ponta do lápis e opte pelo melhor custo x benefício. Em alguns casos, a terceirização da lavanderia de um hotel de grande porte pode reduzir o consumo de água em mais de 90%. Vale a pesquisa.

Avalie o espaço

Optar pela terceirização também pode ser uma questão de falta de espaço. Afinal, não vale a pena ocupar uma área que poderia ser usada para gerar outros tipos de receita para o hotel com máquinas de lavar. Se você tem espaço suficiente para todas as necessidades do negócio e dinheiro para investir, contar com uma lavanderia interna garante um controle próximo da qualidade do serviço e dos custos, agilidade e até mesmo ao atendimento individual dos clientes – que por vezes precisam lavar apenas uma peça.

Leve a sustentabilidade em consideração

Se esse é um assunto que lhe preocupa, as lavanderias terceirizadas normalmente degradam menos o meio ambiente. Isso porque, por se tratar de um negócio, elas buscam equipamentos com maior eficiência energética, que gastam menos água e ainda consomem menos produtos de limpeza – já que o uso é porcionado. Mas esta não é uma regra. É preciso conhecer bem o fornecedor e se certificar da qualidade e tecnologia do maquinário.

Decidiu pela terceirização. E agora?

É hora de buscar um bom fornecedor e selar parcerias com empresas comprometidas, que estejam aptas a assumir o serviço de lavanderia do seu hotel como se fosse para o próprio negócio. Pesquise, faça visitas para avaliar o maquinário e produtos usados, converse com outros clientes, peça referências e analise a qualidade dos serviços prestados.

Atenção: você deve buscar a melhor lavanderia disponível. Mas ser melhor não é apenas ser a mais barata, é ter desempenho melhor que as concorrentes nos quesitos: pontualidade, qualidade da lavagem, desgaste do enxoval e preço.

Fechou negócio? Estabeleça um plano de trabalho e regras de atuação – deixando claro os padrões de qualidade dos quais não abre mão, prazos de atendimento e responsabilidades entre as partes. Gestores do setor hoteleiro que optam pela terceirização da lavanderia não podem, em hipótese alguma, abrir mão do controle do serviço.

Você também vai precisa controlar a quantidade de lençóis, fronhas, toalhas que foram enviadas ao seu fornecedor e a quantidade retornada por ele. As reclamações de “sumiço” de itens são constantes, já que uma lavanderia em uma cidade turística normalmente tem vários hotéis como clientes.

O controle é uma atividade trabalhosa, mas não complexa. Preparamos uma planilha que vai ajudá-lo nessa atividade.


Decidiu por uma lavanderia própria. E agora?

Organiza-se! Estude bem os recursos técnicos necessários e crie um fluxo de trabalho, dividindo o serviço em grupos: enxoval, uniformes e atendimento aos clientes. Dessa forma poderá assegurar a consistência e eficiência das operações diárias de lavagem. Com padrões de trabalho bem definidos, cuidar do enxoval de seu Hotel ou Pousada será mais fácil e ajudará a aumentar a durabilidade das peças, minimizando a necessidade de reposição e gerando grandes economias.

Conclusão

O importante neste assunto é realmente conseguir colocar todos os custos no papel. Além disso, é necessário também refletir sobre os riscos e quais opções estarão disponível quando algo der errado. Com isso, você tem tudo para tomar uma boa decisão e economizar “uns bons trocados”.
Você também pode avaliar outras formas de reduzir os custos de seu Hotel ou Pousada.

Solicite uma demonstração do FastHotel e tenha o Sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado.

Bônus

Quer outras sugestões para reduzir custos? Veja mais idéias de como reduzir custos em Hotéis e Pousadas.


Tenha o Sistema de Gestão Hoteleira mais moderno do mercado!

  Design Incrível
Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!

  Sempre com você
Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

  Painéis responsivos
Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

  Economize tempo
Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Saiba mais

Criado em 27 de dezembro de 2018 e atualizado pela última vez em 20 de novembro de 2020.

Deseja mais informações?