Fluxo de Caixa: a importância de acompanhar o contas a receber
Controle evita multas por atraso e desequilíbrio no caixa do seu estabelecimento
Dentre os controles existentes para um fluxo de caixa bem feito está o acompanhamento contínuo do contas a receber. E engana-se o gestor que pensa que este é um controle fácil de ser feito. Não são poucas as contas a receber em negócios de hotelaria. Elas contemplam os recebíveis dos cartões de débito e crédito dos hóspedes, transferências e depósitos, as compensações de cheques pré-datados ou depositados , os pagamentos advindos de faturas geradas contra empresas e clientes, entre outros. Uma infinidade de valores a receber, para uma infinidade de datas de recebimento – já que a maioria desses itens não cai de imediato na conta do estabelecimento. E para não perder o controle, só há uma solução: controle próximo e disciplinado. Com tantas variáveis, quem não gerencia prazos, não prioriza as atividades, não estabelece os critérios de controle e não coloca a mão na massa diariamente, vai aprender da pior forma que valor faturado não é valor recebido. Além disso, pode ficar sem referências para tomar decisões e passar por problemas de caixa, sob risco de ver o negócio afundar e sequer identificar o motivo.
Não sabe por onde começar?
Há quem ainda use o caderninho de anotações ou planilhas eletrônicas de excel, mas o melhor caminho para o hoteleiro que quer organizar seu contas a receber de maneira mais prática e rápida é contratar uma plataforma completa de gestão como o FastHotel. O software permite mais controle e segurança na gestão financeira de hotéis e pousadas já que reúne, em um só lugar, uma visão geral das receitas e despesas. Com sistemas desse tipo é possível controlar e visualizar de maneira clara e objetiva toda a situação financeira do hotel e auxiliar no controle dos pagamentos. É garantia de mais segurança e também de aumento da produtividade, já que a plataforma faz boa parte do trabalho sozinha.
O uso deste tipo de ferramenta é, ainda, uma alternativa mais precisa – qualidade fundamental quando se fala em gestão de negócios. Afinal, qualquer erro na previsão de prazos dos recebimentos reflete na falta de recursos para pagar as contas que estão por vir.
Conduzir um negócio com excelência passa, necessariamente, pela elaboração do fluxo de caixa. E, se esse processo fica meio de lado no seu negócio ou se mistura a outras atividades, é hora de repensar a estratégia. O FastHotel vai te ajudar a controlar o contas a receber e contas a pagar (saiba mais aqui). É dele que o seu estabelecimento depende para prosperar.
Sistema de Hotel e Motor de Reservas FastHotel
aumento de até 30% na receita
redução de até 50% no tempo de atividades
80% dos chamados atendidos em menos de 1 hora
Dados da Publicação