Faxina, Arrumação e Conferência: qual a diferença entre as atividades das camareiras?

Tanto quanto qualquer outro profissional da hotelaria, as camareiras têm atribuições importantes para causar uma boa impressão no cliente que se hospeda em um hotel e garantir o retorno dos hóspedes. Quando parte deste trabalho de governança falha, as consequências são insatisfação e uma propaganda negativa, que pode acarretar em danos para a imagem e a reputação do negócio. Por isso, dividir bem as tarefas atribuídas a essas profissionais e desenvolver check-lists e fluxos de trabalho capazes de contornar todas as situações é fundamental. Saiba o que não pode faltar durante as diversas atividades de uma camareira e onde esta profissional deve se atentar para não se equivocar nas suas responsabilidades.
Lembre-se que, normalmente, em Hotéis maiores, também existe a governanta. Neste caso, é ela que deve determinar todas as atividades a serem realizadas pelas camareiras. Não confunda as atribuições da camareira e da governanta: conheça as diferenças.

Atribuições durante a faxina

Após o check-out dos hóspedes de um quarto, a missão da camareira é deixar esse quarto como novo para os próximos clientes. Neste caso, é preciso cumprir a tarefa de forma completa, limpando cada canto do apartamento e avaliando o funcionamento de todos os equipamentos, como chuveiros, sanitários, torneiras, TV, ar condicionado, entre outros.
A atividade requer atenção especial, pois é preciso identificar qualquer sinal de algo possa estar errado. Além da simples contagem do frigobar, é preciso conferir se os itens não foram abertos, danificados ou consumidos pela metade. E, finalmente, é preciso checar se o hóspede não esqueceu nenhum pertence, inclusive objetos menores que podem ter caído debaixo da cama, entre os móveis ou ficado atrás das portas.

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Atribuições durante a arrumação

O serviço de arrumação é uma tarefa diária, que consiste em organizar os quartos dos hóspedes que ainda estão hospedados no hotel ou pousada. É um serviço de limpeza mais simples, mas nem por isso menos importante e profissional. É preciso se atentar a detalhes que garantam o bem-estar dos hóspedes. Por isso, além de arrumar a cama, realizar a limpeza do banheiro e repor eventuais amenities e petiscos do quarto, a atividade requer um cuidado especial – já que os pertences dos hóspedes ainda estão presentes no local. O profissional precisa manter uma postura ética e, em nenhuma hipótese, deve utilizar os objetos dos clientes ou muda-los de lugar. Do contrário, pode causar ao hóspede a sensação de invasão de privacidade.

Entenda as diferenças entre faxina, arrumação e conferência em um Hotel

Atribuições durante a conferência

Se entre uma hospedagem e outra o quarto ficou desocupado por alguns dias, uma terceira tarefa é fundamental: verificar o funcionamento de todas as estruturas para que o próximo hóspede tenha uma estadia completa, sem complicações. Neste caso, é preciso checar se o frigobar continua completo, se o controle da TV está na bancada e com a pilha, e até mesmo se não há insetos que se instalaram no ambiente enquanto o quarto esteve fechado. Abrir as janelas durante um tempo também contribui para arejar o recinto e garantir um ar renovado.

Embora sejam atividades rotineiras e que muitas vezes funcionam de forma automática, o profissional precisa ter uma visão mais ampla de sua atuação e estar atento a novos elementos que possam causar desconforto ou trazer problemas ao hotel. É importante que as camareiras evitem ruídos ao transitar pelos corredores e durante a arrumação e limpeza dos quartos. Isso inclui manter TVs, rádios e ar condicionado desligados, garantindo o sossego dos hóspedes que se encontram em quartos vizinhos. A organização pessoal também faz toda a diferença – por isso, não comer nos quartos ou deixar os materiais de limpeza soltos no corredor contribuirão para uma boa imagem do hotel.

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