Vale a pena terceirizar o estacionamento do hotel?

Decisão depende de alguns fatores e dos rumos que o gestor prefere dar ao empreendimento.

Você já leu aqui um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de terceirizar o serviço de lavanderia do seu hotel. A atividade envolve os hóspedes de forma indireta e, talvez por isso, não seja tão polêmica quanto a terceirização do estacionamento. Dessa forma, a resposta à pergunta do título desse post pode ser uma faca de dois gumes. E a melhor decisão será sempre aquela que equilibrar custos e benefícios e resultar em mais qualidade para os hóspedes. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda!

Avalie a demanda

Se o seu hotel tem uma alta rotação de hóspedes que chegam, em sua maioria, em carro próprio ou alugado, pensar em terceirização pode ser um caminho estrategicamente interessante. Afinal, permitirá um foco maior em Gestão Hoteleira que envolve o Front-Desk (recepção), Governança e Back-Office. Caso esse não seja seu caso, ou seja, que a operação do estacionamento não demande recursos adicionais, o ideal será manter o estacionamento sob a sua gestão.

Fique atento à qualidade

Terceirizar o estacionamento do seu hotel não significa, necessariamente, ficar totalmente livre da gestão da atividade. A qualidade do serviço deve ser constantemente avaliada pelas suas equipes – com testes como cliente oculto e a instalação de câmeras. Mais que isso, é importante que os profissionais terceirizados recebam treinamentos para que o atendimento aos hóspedes siga o mesmo padrão do seu time. Afinal, ao cliente pouco importa que o serviço seja terceirizado. Ao entrar nas dependências do seu negócio, ele está avaliando o seu estabelecimento como um todo. Em caso de reclamações, apure e dê retorno ágil a todas elas. A satisfação do hóspede não deve, em nenhuma hipótese, ser terceirizada também.

Se esse controle próximo ou o relacionamento com o fornecedor virem a ser um problema, é melhor manter o serviço a cargo do próprio hotel.

Pense no sistema de cobrança

Em geral, são dois formatos adotados pelos empreendedores que optam por terceirizar o estacionamento do hotel. Na mais comum, o hóspede paga diretamente à empresa terceirizada a pernoite, de acordo com a tabela pré-estabelecida. Neste caso, há vantagens para o hóspede que não chega de carro e também para o hotel, que acaba atraindo clientes externos apenas para o estacionamento. Mas há também a modalidade que inclui o valor do estacionamento na diária. É uma boa opção para o gestor que não quer dissociar a imagem dos dois negócios, nem quer gerir o estacionamento. Ao optar por este formato, fique atento para que a tarifa continue sendo competitiva no mercado.

Analise a parceria com cautela

Optar pela terceirização com o objetivo único de reduzir os custos pode ser um tiro no pé. É preciso avaliar as empresas disponíveis no mercado e optar pela aquela que já esteja bem estabelecida no mercado, sob pena de gerar insatisfação nos hóspedes e piorar o faturamento com esse tipo de serviço.

Considere as vantagens

Além da principal delas, que é a possibilidade de poder focar a gestão no core business do empreendimento, outro grande ganho da terceirização é a transferência de responsabilidade civil pela prestação do serviço para a contratada. Empreendimentos que terceirizam o estacionamento ficam isentos de se responsabilizarem pela guarda e possíveis problemas com os veículos – ainda que, na maioria dos casos, a administração do hotel ainda possa interferir na tomada de decisões das estratégias do estacionamento.

No caso de estacionamentos terceirizados, também é mais fácil manter padrões, a uniformização do atendimento e a higiene do local – já que esses detalhes constam em contrato e o não cumprimento podem ser passivos de multa. Outro ponto vantajoso é a possibilidade de venda das vagas ociosas na baixa temporada ao público que não está hospedado no hotel, aumentando a lucratividade.

Pese as desvantagens

Terceirizar o estacionamento do seu hotel significa ter mais um fornecedor para administrar e acompanhar o cumprimento das obrigações estabelecidas em contrato. Afinal, ele não deixa de ser parte integrante do hotel por conta da contratação de uma empresa parceira e a má gestão pode impactar diretamente nas atividades do core business.

Há ainda risco para estabelecimentos que utilizam pouco da sua área de parking e hotéis que estão localizados em pontos com pouco movimento comercial. Estes pontos devem ser levados em consideração para evitar prejuízos.

Decidiu pela terceirização?

Fique atento! Se o seu hotel está em um condomínio ou unidade alugada, é importante avaliar se as normas de locação permitem a terceirização de serviços.

Decidiu por gerir seu próprio estacionamento?

Avalie a real necessidade de contratação de seguranças – que são importantes em caso de estacionamentos localizados em área aberta ou fora do terreno do hotel, e de manobristas – que garantem a integridade dos carros em espaços muito pequenos e a satisfação do cliente em hotéis de alto escalão. Não abra mão também de manter um bom software de gestão, como Fast Hotel, para controle de entrada e saída, registro de placa e modelo de cada reserva/hóspede. É uma segurança a mais que faz toda a diferença!

Bônus

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Dados da Publicação

Criação: 25 de janeiro de 2019 | Última atualização: 17 de julho de 2022
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