Como reduzir custos em seu Hotel, Pousada ou Hostel

Não é fácil administrar um negócio no setor hoteleiro. São horas dedicadas à gestão de pessoas, em tarefas para garantir a satisfação dos hóspedes e na operacionalização de todo o funcionamento de um Hotel. Com tantas preocupações, muitas vezes uma parte importante do negócio acaba ficando de lado: a gestão dos custos. Esse é um problema frequente, que pode ser resolvido com mudanças simples no controle de estoque, na definição das equipes e na criação de procedimentos e fluxos de trabalho.
Por isso é importante buscar estratégias que sejam aliadas da sustentabilidade do seu negócio. Por menor que seja a economia gerada mensalmente por uma simples mudança no modus operandi do estabelecimento, ao final do mês ela ajudará a fechar as contas e maximizar o faturamento.
Não existe receita de bolo. Cada negócio tem potenciais de economia diferentes e é preciso ficar atento a cada detalhe para equilibrar os custos. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda!

Negocie sempre

Essa é uma regra de ouro. Por menor que seja o fornecedor de insumos e produtos do seu hotel, sempre há margem para negociações de preço. Pesquise bastante antes de fechar um negócio e seja resistente. Com uma boa conversa, é possível economizar e aumentar a margem de lucro do seu estabelecimento. A dica serve, inclusive, para diminuir as taxas de cartão de crédito e dos serviços bancários.
Outra boa forma de negociação é fazer compras coletivas. Conheça os empreendedores do mesmo ramo da sua região e faça contatos comerciais. Um mesmo insumo pode ser comprado por um grupo de empresários em quantidades maiores, gerando parcerias de ganho financeiro mútuo.

Monitore de perto todos os gastos

Parece óbvio, mas nem todo empreendedor tem essa disposição. Acompanhar a evolução das contas de água, luz, telefone e internet é o mínimo que um gestor deveria fazer. Isso dá uma visão geral dos gastos e permite a elaboração de estratégias para diminuir as contas que se apresentam como os maiores vilões do negócio. Algumas ideias, em princípio, podem ter um alto valor de investimento inicial, mas trarão um retorno excelente a médio e longo prazo – como placas solares, sistemas de reaproveitamento de água, poços artesianos, etc… Outras são de fácil aplicação, como a instalação de lâmpadas de led, de sensores de presença nos corredores, entre outros.

Tenha e siga um planejamento

Sem um plano de ação, o caminho para a redução de custos torna-se mais difícil, independentemente do tamanho do seu empreendimento. É preciso ter clareza com relação ao cenário e planejar mudanças prevendo os gastos e os cortes. Só com essa visão macro do negócio é possível pensar ações adequadas e correr menos riscos.
Manter um planejamento em ordem contempla, ainda, o controle dos pagamentos – evitando atrasos e multas.

Treine a sua equipe

De nada adianta manter o controle dos gastos a rédeas curtas se os funcionários não seguem a mesma cartilha. É importante treinar toda a equipe para que sejam atentos e entusiastas das melhores práticas de redução de custos e também educadores dos hóspedes.

Considere a terceirização de alguns serviços

Não é regra, mas em alguns casos a terceirização de tarefas pode ser uma boa opção. Faça um cálculo de gastos com serviços como marketing, lavanderia, limpeza e manutenção e avalie a pertinência de orçar externamente a realização dessas atividades.

O FastHotel pode me ajudar neste desafio?

É claro. O Sistema de Gestão Hoteleira FastHotel foi desenvolvido por Hoteleiros como você, por isso possuiu as funcionalidades ideais para uma gestão de custos fácil e dinâmica.

O módulo Gestão Financeira possibilita:

  • registrar todas as compras e despesas;
  • classificá-las por tipo (ou classes) de custo;
  • ter uma visão completa e organizada dos custos do mês; e
  • administrar o contas a pagar por data de vencimento.

O módulo de Controle de Estoque permite:

  • registrar os consumos próprios (dos produtos de uso interno);
  • registrar os consumos dos produtos vendidos;
  • acompanhar o saldo do estoque por produto; e
  • identificar perdas de estoque.

Conclusão

Com cuidado e acompanhamento próximo, é possível obter bons resultados financeiros.
O FastHotel disponibiliza um série de relatórios que, se analisados com disciplina, facilitarão em muito o trabalho de redução de custos.

Solicite uma demonstração do FastHotel e melhore a gestão de custos do seu Hotel, Pousada ou Hostel.

Dica Adicional: ter contrato com uma empresa aceleradora de resultados digitais como a Acelere seus Resultados – Performance Hoteleria pode auxiliar no aumento do faturamento que, juntamente com uma boa gestão de custos, melhorarão os lucros do empreendimento.

Tenha o melhor Sistema de Gestão da atualidade!

Design Incrível

Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!
1

Sempre com você

Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

Painéis responsivos

Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

Economize tempo

Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Artigos Sugeridos

Deseja mais informações?