Qual a diferença entre governanta e camareira?

Não há como negar que o quarto é mesmo o carro-chefe de um negócio do setor de hotelaria. É o primeiro item avaliado pelos hóspedes antes de escolher um local para se hospedar e, até mesmo por isso, deve ser pensado de maneira estratégica e gerido da mesma forma. Isso significa ter uma equipe bem estruturada para garantir conforto e bem-estar ao hóspede e sempre surge a dúvida: camareiras ou governanta? É preciso contar com o trabalho dos dois profissionais?
A resposta depende da configuração da equipe do seu hotel e do tamanho do seu empreendimento. O trabalho de ambas é complementar. Por isso, é importante conhecer as atribuições de cada profissional e avaliar com cuidado antes de abrir mão dessas peças-chave.

O que faz uma camareira?

Faxina, arrumação e conferência dos quartos (entenda a diferença entre faxina, arrumação e conferência), incluindo a reposição de amenidades e frigobar (conheça os possíveis modelos de operação de frigobar), são as principais atribuições da profissional, que ainda pode responder pela organização das áreas comuns e por algumas tarefas da lavanderia. A atuação é fundamental, pois a imagem do quarto reflete diretamente na reputação do hotel. Além das tarefas práticas, ainda é responsável por preencher os formulários e relatórios que contribuem para a melhor gestão das atividades. Por isso, é importante optar por profissionais organizados, disciplinados e, principalmente, atentos – para identificar as necessidades de reparo e objetos esquecidos nos quartos.
Acesse este link para saber mais sobre as atribuições de uma camareira.

O que faz uma governanta?

A profissional é responsável por organizar, planejar e coordenar o trabalho das camareiras e demais profissionais de organização e limpeza, de forma a garantir que os espaços estejam sempre adequados para receber os hóspedes. Além disso, identifica e providencia serviços e reparos e se responsabiliza pela rotina administrativa do empreendimento. Em linhas gerais, é o profissional que gerencia a área de Governança de um hotel – que compreende os apartamentos, lavanderia, rouparia e conservação.
A atividade ainda pode inclui outra tarefa estratégica: o relacionamento com os hóspedes. Por isso, contar com o trabalho desse profissional pode ser uma segurança a mais para garantir a qualidade dos serviços e dar mais liberdade ao proprietário ou gerente para atuar em outras áreas do negócio (saiba mais sobre deveres e qualidades de um gerente).
É um cargo de confiança que exige a contratação de profissionais organizados, pró-ativos, cordiais, capazes de lidar com o público (veja como agir diante de reclamações dos hóspedes) e com perfil de liderança.

Conclusão

Se o seu negócio permite a contratação de uma governanta, aposte nessa opção. Todo hóspede espera encontrar conforto e hospitalidade e suprir essas necessidades dá trabalho e toma tempo. Com uma equipe de governança completa, torna-se mais fácil cumprir esses objetivos.
Outra maneira de organizar o setor é usando um bom sistema de gestão. Um PMS como o FastHotel permite a visualização das ocupações, a programação automática e a gestão dos serviços de faxina, arrumação e conferência, a programação dos serviços de manutenção simples e com bloqueio do quarto e até mesmo a avaliação da produtividade da equipe. Mais uma forma de garantir que o trabalho seja realizado da melhor maneira e percebido pelos hóspedes como algo positivo.

Solicite uma demonstração do FastHotel e melhore a gestão de custos do seu Hotel, Pousada ou Hostel.

Tenha o melhor Sistema de Gestão da atualidade!

Design Incrível

Telas como você nunca viu. Modernas, leves e atuais. Você vai adorar!
1

Sempre com você

Sistema totalmente online. Acompanhe suas vendas onde você estiver!

Painéis responsivos

Tenhas as principais informações bem na palma da sua mão.

Economize tempo

Tecnologia moderna e funções concebidas para máxima agilidade.

Artigos Sugeridos

Deseja mais informações?